Adeus Mustique, olá Gandaia. "Após tantos anos, era tempo de dar um novo passo"
- Ana Rita Rebelo
- há 4 dias
- 3 min de leitura
A hAll esteve à conversa com Pedro Ferraz e Vera Caldeira sobre o passado, o presente e as linhas com que se cose o futuro.

A notícia de que a irreverente Mustique iria acabar apanhou todos de surpresa. No início deste ano, Pedro Ferraz e Vera Caldeira anunciaram o fim da marca portuguesa, lançada em 2018, deixando o futuro em aberto. Meses depois, nasce agora a Gandaia, inspirada no lifestyle lisboeta.
"Era tempo de dar um novo passo, de explorar novas formas de nos expressarmos e de criar algo que fosse mais alinhado com a nossa visão atual", contam à hAll os fundadores da etiqueta.
Como surgiu a ideia de criar a Gandaia?
A Mustique foi um projeto incrível e muito importante para nós, mas sentimos que, após tantos anos, era tempo de dar um novo passo, de explorar novas formas de nos expressarmos e de criar algo que fosse mais alinhado com a nossa visão atual. A Gandaia surge como uma evolução natural dessa trajetória.
A que se deve a escolha do nome?
Gandaia é um estado de lazer descomprometido e despreocupado, de busca por diversão. A palavra deriva do termo popular usado para descrever celebração. Uma expressão que captura a essência de uma vivência efémera e intensa, cheia de leveza.
O que é que a torna diferente?
A Gandaia nasce já "adolescente". Estamos a lançar esta marca com os vários anos de experiência que temos da Mustique. Empenhámo-nos muito em melhorar ainda mais a qualidade dos nossos produtos.
A Mustique distinguia-se pela "linguagem" muito própria e design. É assim na Gandaia?
Sim, a Gandaia também se distingue pela escolha cuidadosa dos materiais e pelo design, mas com um foco mais leve e descomplicado. As peças vão manter uma alta qualidade e um design refinado. Estamos a apostar mais em algumas peças mais clássicas e atemporais.
A ideia é criar peças que não apenas sejam bonitas, mas também duráveis. (...) Acreditamos que a moda consciente é um caminho fundamental para o futuro.
E ao nível dos materiais? A sustentabilidade é uma preocupação no projeto?
A escolha dos materiais é sempre uma das nossas maiores prioridades. Continuamos a trabalhar com materiais de alta qualidade e temos vindo a explorar opções mais sustentáveis, sempre que possível, trabalhando com fornecedores que partilham os nossos valores. Nesta coleção só usámos materiais derivados de fibras naturais (algodão, linho, lyocell, viscose) nesta coleção. Além disso, apostamos muito em materiais premium, confortáveis e duradouros. A ideia é criar peças que não apenas sejam bonitas, mas também duráveis. Procuramos ter uma abordagem responsável na produção, evitando desperdícios e focando-nos em peças que sejam atemporais, para que as nossas clientes possam usá-las durante muitos anos. Acreditamos que a moda consciente é um caminho fundamental para o futuro.
As peças são produzidas cá?
As peças da Gandaia são feitas em Portugal, com a mesma atenção ao detalhe e a qualidade que sempre nos caracterizou. Continuamos a trabalhar com as melhores fábricas e artesãos locais, garantindo que cada peça seja produzida com o máximo cuidado e respeito pelas tradições.
Qual a mensagem que pretendem transmitir?
A mensagem da Gandaia é simples: viver de forma autêntica, sem pressões e com muito mais liberdade. Queremos que as pessoas que vestem Gandaia se sintam confiantes em serem quem são, sem medo de se expressar. A nossa marca não é apenas sobre roupas, mas sobre atitude e liberdade pessoal. Estamos muito entusiasmados com este novo capítulo e esperamos que as pessoas se sintam tão inspiradas por este projeto como nós.
Morada: Rua Santos-O-Velho, número 106, 1200-849 Lisboa/ Rua Poiais de São Bento, número 90, 1200-349 Lisboa/ LOT (Rua de José Falcão, número 144, 4050-315 Porto)/ Be We (R. Dra. Iracy Doyle, número 40B, 2750-377 Cascais)
E-mail: support@gandaia.store
Website: www.gandaia.store
Comments