• hAll

And I Wonder: "Seria um sonho ter a oportunidade de calçar a atriz Penélope Cruz"

Procura os sapatos ideais para o grande dia? Não procure mais: crie os seus sapatos de sonho na portuguesa And I Wonder, especialista na arte de bem calçar. Pensada para quem quer algo único e personalizado, a marca foi fundada há quase uma década e não olha a meios para encher as medidas de cada cliente.


A hAll falou com o CEO da And I Wonder, Tiago Correia, depois do primeiro desfile virtual da marca, no passado domingo, dia 21 de fevereiro, para perceber melhor os impactos da pandemia no negócio, a nova estratégia e os planos para o futuro.


A nova coleção chama-se "Re-Born". Podemos dizer que a marca renasceu?

Esta coleção é uma reinterpretação dos valores base da And I Wonder - o romance, a feminilidade e delicadeza -, mas de uma perspetiva mais jovem e atual. Introduzimos modelos em tons pastel, pérola e rosa, com flores e laços feitos à mão e há uma mistura de tecidos com pele, tules e rendas bordadas. Foram criados modelos únicos especialmente para as noivas e toda a envolvência do desfile acompanhou estes elementos. As manequins assumiram o papel de ninfas e o cenário estava decorado com rosas naturais e ramos de flores secas.

De onde surge a inspiração para cada par?

A principal são as noivas que irão usar estes sapatos. O dia do casamento e todo o seu significado, a união da família e a celebração do amor e do romance. No fundo, os sapatos gravitam em torno dos mesmos valores, mas acompanham e adaptam-se ao carácter de cada noiva.


Até que aspeto é que os modelos são personalizáveis?

Existem dois níveis de personalização. O "Do It Yourself" (DIY), uma personalização que consiste na escolha de características de um par da coleção de modelos base. Isto é, a cliente escolhe o modelo base, a cor, o salto, aplicações disponíveis e a gravação da sola. Outro nível de serviço de personalização é o "Feel Bespoke". Neste serviço podemos criar um par 100% exclusivo e à medida. Neste caso, o limite é a imaginação.


Como funciona o processo?

Quando a cliente entra em contacto com a And i Wonder encontra deste lado uma equipa de shoe advisors que a acompanham em todo o processo, nomeadamente na escolha do serviço que melhor se adequa ao seu perfil ou desejo. No caso do serviço "DIY", o processo inicia-se online, através das redes sociais, e-mail ou Whatsapp. É aí que a shoe advisor conhece melhor a cliente. O passo seguinte é a experiência offline, que consiste no envio de amostras para casa da cliente. E em breve vamos lançar uma versão melhorada do nosso customizador online onde vai ser possível visualizar os modelos base e as suas personalizações em poucos cliques. Por outro lado, quando o serviço escolhido é o "Feel Bespoke", tudo começa com um conjunto de perguntas que nos permitem perceber os desejos e as reais necessidades da cliente. Essas informações são submetidas à direção criativa e depois começam a ser feitas propostas. Este processo pode demorar até seis meses e é uma experiência única onde se fica com a noção clara de todos os passos necessários para o desenvolvimento de um par de sapatos.


Quanto tempo demora entre a escolha e a entrega do modelo?

O prazo varia um pouco de acordo com a escolha. Pode demorar um, três ou seis meses. Mas o prazo fica estabelecido desde o início do processo.


Os vossos preços variam entre quanto?

Começam nos 195 euros, mas já existiram personalizações que ultrapassaram os mil euros.


Falando de 2020 e do início de 2021, como é que a marca está a lidar com a pandemia?

A transformação mais relevante foi ao nível do serviço de shoe advisor, que passou a ser 100% online. Neste momento, promovemos ações online, nomeadamente conversas com wedding planners e até mesmo o desfile digital, mas sempre que pudemos estivemos offline nas feiras do sector: Braga Noivos e European Bridal Week na Alemanha.


Que balanço faz desde 2013?

Na altura não se falava, como agora, de personalizar sapatos. Produzir par a par era apenas um sonho e os fornecedores não se reviam no projeto. Isso fez com que tomássemos a decisão mais arrojada e mais compensadora de sempre. Criámos uma pequena fábrica, contratámos artesãos e aprendemos a produzir os nossos próprios sapatos de raiz. Mais tarde, assim que o negócio ficou suficientemente maduro voltámos a trabalhar com a indústria, mas agora com uma diferença: sabemos fazer. Esse know-how permite-nos entregar à cliente um serviço de aconselhamento único e verdadeiramente personalizado.


Quais os planos da marca para o futuro?

O nosso grande plano passa pela globalização do conceito através da expansão do nosso projeto de shoe advisor.


Se tivesse de escolher um par da And I Wonder qual seria?

O par mais marcante desta coleção é o modelo "Cinderela", que tem variações de cor e materiais, é versátil, romântico e muito confortável.


Diga-nos alguém que adoraria calçar.

Seria um sonho ter a oportunidade de calçar a atriz Penélope Cruz. É um ícone do cinema e da moda e caracteriza-se pela sua elegância e feminilidade. É reconhecida mundialmente pela sua beleza e talento e tornou-se uma referência para o público feminino, pelo que seria a personalidade ideal para usar uns sapatos da And I Wonder.

Morada: Oliva Creative Factory, Rua da Fundição, 240 3700-119 S. João da Madeira

Telefone: +351 914 390 773

Website: www.shop.andiwonder.com

Instagram: @andiwondershoes

Facebook: @andiwonderweeding