• hAll

As louças feitas à mão da Ana Dominguez inspiram-se numa técnica japonesa

Fotografia: Mário Pires


Quando pensar em dar um novo ar aí por casa e rechear o louceiro, junte este nome à lista de opções: Ana Dominguez Ceramics. É cerâmica 100% portuguesa inspirada no raku, uma técnica cerâmica japonesa que a marca encarrega-se de manter viva.


Ana Dominguez, de 58 anos, descobriu cedo o seu amor pela cerâmica e azulejaria, mas só começou a dar os primeiros passos na área em setembro de 2014. Antes de pôr as mãos na massa, a então educadora de infância fez várias formações no CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, na Associação dos Artesãos da Região de Lisboa e no Museu do Oriente. Mais tarde, a ceramista deu aquele passo que faltava para consolidar à séria e abriu as portas da Casa do Azulejo, um ateliê de cerâmica dedicado à azulejaria portuguesa, onde dá formações e workshops. Daí até à criação da Ana Dominguez Ceramics, em 2019, foi um salto.


A cor e o tempo são elementos sempre presentes na marca. Cada peça pretende transmitir as histórias e os momentos de que somos feitos. "As peças falam sobre o que se sobrepõe ao tempo e sobre a beleza da imperfeição. Falam sobre uma perfeita imperfeição", conta Ana Dominguez à hAll. E continua: "Os momentos únicos, para serem perfeitos, não se conseguem repetir. Assim também é o raku que nos entrelaça as mãos na harmonia do tempo. O Raku é a imperfeição perfeita do nosso tempo".


Taças de sobremesa, pratos grandes e outros mais pequenos, serviços de jantar e de café, saladeiras, elementos de decoração - são alguns dos exemplos que podemos encontrar. Tudo é trabalhado cuidadosamente à mão, tornando cada peça única, simples e utilitária. Ana recorre a um barro resistente não só a altas temperaturas como aos choques térmicos. No final, todas as peças são delicadamente embrulhadas em pano-cru com sashiko (uma técnica de acolchoamento) em linha preta, numa alusão ao craquelê.


Os preços da peças variam entre os 15 e os 239 euros.


Percorra a fotogaleria abaixo e veja algumas das peças da Ana Dominguez Ceramics:

Morada: Rua Ernesto da Silva, n.º 52B, 1500-269 Lisboa

E-mail: hello@anadominguezceramics.com

Telefone: +351 919 225 754

Website: pt.anadominguezceramics.com

Instagram: @anadominguezceramics

Facebook: @anadominguezceramics

Posts recentes

Ver tudo