• hallmagazne

As novas louças portuguesas aesthetic que vai querer ter em casa

"Desde sempre que quis criar algo meu, só que gosto de tanta coisa que andei 'perdida' durante algum tempo. Mas a cerâmica sempre esteve lá de forma quase inconsciente." Quem o diz é Rita Cavaco, de 23 anos, a fundadora da Pomme Ceramic, uma nova marca portuguesa de louças.


A ideia vem dos verões em que Rita trabalhava na loja de artesanato da mãe, a Pau de Pita, situada na baixa de Albufeira, no Algarve. Mas a paixão só virou caso sério neste último confinamento. "Aproveitei para pintar alguns quadros - não fosse ter um 'dom', já que o meu avô foi pintor - cozinhei receitas novas e, um dia, o meu namorado desafiou-me a fazer uma caneca", conta à hAll. Vai daí, acabou com dez nas mãos e esse foi um bom ponto de partida para o que viria a seguir.


Rita continuou a fazer cerâmica e apanhou-lhe o gosto. "Senti que era mesmo um hobby terapêutico e comecei a reparar que achava uma certa piada a quando me sujava toda, ao ponto de passar tardes inteiras no jardim da casa dos meus pais a fazer cerâmica." Mas o percurso da jovem empreendedora nem sempre foi o de sujar as mãos. Formada em Ciências da Comunicação, concilia, neste momento, um mestrado em Marketing Digital com a Pomme Ceramic.


O nome da marca foi escolhido como referência à cor verde e ao estilo de vida parisiense. As criações, feitas à mão, são de linhas simples, às vezes toscas, e tons pastéis. Há canecas, ringsets, jarras, castiçais e pratos para encomendar no website. Os preços variam entre os 15 e os 45 euros.


Em breve, revela Rita à hAll, será lançada uma "mini coleção com restock de alguns designs esgotados". E, "no fim de abril/início de maio, vou lançar uma coleção em grande", diz.


Percorra a fotogaleria abaixo para conhecer as criações da Pomme Ceramic:

E-mail: pommeceramic@gmail.com

Website: www.pommeceramic.com

Instagram: @pommeceramic