• hAll

Covid-19: conheça as novas medidas de combate à pandemia

No próximo fim-de-semana, será proibida a circulação entre todos os concelhos do território continental, enquanto o recolher obrigatório abrange apenas 253 municípios, foi esta quinta-feira anunciado pelo Governo.


Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, aplica-se "a todo o território nacional continental a proibição de circulação entre concelhos entre as 23:00 do dia 08 de janeiro e as 05:00 do dia 11 de janeiro de 2021, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos".


Quanto ao recolher obrigatório, entre as 13 e as cinco horas durante o próximo fim de semana, a medida abrange todos os concelhos de risco elevado no território continental, ou seja, com mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. Só 25 concelhos ficam de fora destas restrições: Alcoutim, Aljezur, Almeida, Arronches, Barrancos, Carrazeda de Ansiães, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Coruche, Ferreira do Alentejo, Freixo de Espada à Cinta, Lagoa, Manteigas, Monchique, Odemira, Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova, Resende, Santiago do Cacém, Sardoal, Sernancelhe, Sines, Torre de Moncorvo, Vila de Rei e Vila do Bispo.


O primeiro-ministro admitiu, esta quinta-feira, que na próxima semana o Governo poderá adotar medidas mais restritivas para conter o agravamento da situação epidemiológica no país. António Costa, que falava no final do Conselho de Ministros, em conferência de imprensa, adiantou que essas medidas poderão entrar em vigor já na próxima terça-feira, dia 12 de janeiro. O líder do executivo afirmou que irá "aguardar pelo início da próxima semana", quando se realizar a próxima sessão do Infarmed, agendada para terça-feira, pois haverá "uma melhor clarificação de qual é a situação real da pandemia no país".


Recorde-se que, o Presidente da República decretou a renovação do Estado de Emergência por mais oito dias, entre a meia-noite de dia 8 de janeiro e as 23:59 de 15 de janeiro.


Portugal registou esta quinta-feira mais 9.927 casos de infeção pelo novo coronavírus e 95 óbitos, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este é o segundo dia com maior número de casos desde o início da pandemia, depois de a 6 de janeiro Portugal ter registado um recorde diário de 10.027 novas infeções. Desde o início da pandemia, o país já contabiliza 456.533 casos de infeção e 7.472 mortes.


A nível global, a pandemia de Covid-19 já provocou, pelo menos, 1.884.187 óbitos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção, de acordo com um balanço feito pela Agence France-Presse.

Posts recentes

Ver tudo