• hAll

Covid-19. Dicas para não se sentir tão só em tempos de confinamento

Nunca estivemos tão ligados como agora, quer seja através do telemóvel como das redes sociais. Então, porque é que nos sentimos tão sós?


Uma investigação da consultora Kaspersky concluiu que, na Europa, muitos indivíduos sentem-se mais sós agora do que antes do aparecimento da Covid-19. Em Portugal, cerca de 79% dos inquiridos admitiram que os dispositivos tecnológicos ajudaram-nos a sentirem-se mais próximos de familiares ou amigos que vivem longe.


O mesmo inquérito revelou também que quase metade (42,6%) dos portugueses que se sentem mais sós agora, referiram que isso está relacionado com o facto de não poderem ver pessoalmente a família, amigos e colegas. Mais: a tecnologia tem sido particularmente importante para as gerações mais velhas no combate à solidão, nomeadamente para 64% dos baby-boomers (nascidos entre entre 1946 e 1964) e os maiores de 65 anos, a nível europeu.


Com isso em mente, a consultora Kaspersky partilha seis dicas para evitar momentos de solidão e tirar o melhor partido possível do confinamento. Veja abaixo.

  1. Organize uma noite de cinema e convide a família e amigos para se juntarem a si à distância. Muitos serviços de streaming, como a Teleparty e o Messenger Watch Together, oferecem agora funcionalidades de "festa" ou "ver em grupo", o que permite que todos vejam o mesmo conteúdo ao mesmo tempo. Alguns têm, inclusive, uma opção de chat online, para que possa falar sobre o que está a ver sem interromper o filme.

  2. Faça uma visita virtual. Algumas das galerias de arte e museus mais famosos do mundo permitem agora aos visitantes saber mais sobre as suas exposições e artefactos online. É o caso dos museus Guggenheim e Van Gogh.

  3. Assista a um concerto ou festival online. Desde música clássica a DJ sets, artistas de todo o mundo estão a organizar mais oportunidades para os fãs desfrutarem de uma experiência ao vivo, a partir do conforto das suas próprias casas.

  4. Treine em grupo. Escolha participar com os seus amigos e familiares, para que se apoiem uns aos outros.

  5. Aprenda algo novo. Há muitos cursos disponíveis online, desde culinária até à aprendizagem de uma nova língua, dos quais pode agora desfrutar, individualmente ou em grupo.

  6. Os jogos online não são apenas para gamers. Nos websites de Arcade-based games, pode juntar os amigos e familiares para resolver puzzles ou competir da mesma forma que fariam com os jogos de tabuleiro.