top of page

Crítica. "Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final" é o desfecho digno de uma saga que redefiniu o cinema de ação

  • Foto do escritor: Ana Rita Rebelo
    Ana Rita Rebelo
  • 6 de jun.
  • 2 min de leitura

A hAll viu o último filme da saga e conta-lhe o que pode esperar.



★★★★☆


Atenção: este artigo contém spoilers sobre o filme "Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final", que chegou às salas de cinema portuguesas a 22 de maio, exibição em todos os formatos premium - IMAX, 4DX, ScreenX, D-Box e Dolby Atmos.


"Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final" é a tão aguardada conclusão da história protagonizada pelo inigualável Tom Cruise. Tendo como mote o poder da tão atual inteligência artificial, o oitavo, último (na teoria!) e o mais longo (2h49) filme desta saga com quase três décadas é novamente realizado por Christopher McQuarrie e coescrito com Erik Jendrese. Com uma entrega física notável aos 62 anos, Cruise regressa como o desconcertante "Ethan Hunt" e dá por concretizada esta "missão" - para nós, a mais nostálgica - com acrobacias de tirar o fôlego.


A fasquia estava elevada e, no campo técnico, o filme manteve o respeito absoluto pelo cinema de ação. Há adrenalina, inovação em todos os planos e tensão latente. Tudo isto ao som de uma banda sonora altamente emotiva, a cargo do duo Max Aruj e Alfie Godfrey.


Porém, nem tudo funciona com a eficácia que desejávamos. A ação tarda em chegar num filme cuja primeira hora é feita de flashbacks excessivos, referências de missões e personagens desde 1996 até à atualidade, e contextualizações decididamente demoradas. Esta vontade de unir todos os pontinhos e de olhar para trás, revisitando grandes momentos e figuras da saga, faz com que o ritmo da narrativa se ressinta e que as cenas de hoje não sejam capazes de rivalizar com as memórias que temos.


Por tudo isto, este está longe de ser a conclusão épica que antecipávamos ou sequer um dos melhores. Ainda assim, é uma despedida digna que não irá desapontar os fãs. Tem, aliás, algumas das cenas de ação mais bem executadas de toda a saga - e até da sua categoria. Numa delas, Cruise mergulha para encontrar o submarino Sevastopol e noutra, a meio de uma intensa perseguição, salta, em pleno voo, de um avião para outro.


Veja o trailer abaixo:



Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

© 2025 por hAll

bottom of page