• hAll

Dos jogos de cama aos discos reutilizáveis, estes têxteis têm dedo português

O negócio é mais um rebento da pandemia, mas a paixão pelos têxteis faz parte de uma tradição familiar, depurada pelo pai. À falta de jogos de cama, panos e toalhas mais entusiasmantes, Rita Reis voltou às raízes e criou a fioàmeada, para proporcionar uma alternativa a quem quer qualidade a preços acessíveis. Este foi o ponto de partida, mas o objetivo é torná-la numa marca de referência nacional. Para já, celebra o lançamento da primeira coleção de bebé e ameaça começar a crescer.


"Antes da pandemia vivia na Holanda e vi-me forçada a regressar a Portugal. Quando cheguei tive de reerguer-me, assim como mobilar e decorar uma casa e foi aí que me deparei com dificuldades em encontrar artigos, principalmente portugueses, com uma boa relação qualidade/preço", afirma a empresária de 27 anos, formada em Design de Moda. Foi então que mergulhou no mundo do corte e costura, com uma ideia muito clara do que queria, e fez nascer em tom de homenagem a sua própria marca. "A fioàmeada foi criada tendo em vista a modernização de um negócio já existente sem nunca esquecer as tradições e os valores portugueses", conta, sublinhando que "hoje, mais do que nunca", entende "a importância de preservarmos as nossas tradições".


Na hora de escolher os materiais, todos os cuidados são poucos. Há desde artigos 100% algodão, a turcos com gramagem de 480, alinhados e bordados, sendo que cada um deles é submetido a testes de qualidade para garantir que nenhum pormenor é deixado ao acaso. A produção é feita em Portugal, com vista a apoiar a economia nacional e as pequenas empresas.


Por outro lado, e com a mesma preocupação de respeitar o ambiente, Rita criou uma coleção a que chamou "Rituais" em que todos os artigos são produzidos a partir dos excedentes. Há desde discos de limpeza e luvas de limpeza reutilizáveis a fitas para cuidados de beleza facial. Para a jovem empresária, a sustentabilidade é, aliás, um tema "de grande importância". "Todos os plásticos e fitas que iriam previamente para o lixo nas confeções são reaproveitados" e parte dos excedentes são reutilizados para fazer sacos reutilizáveis, utilizados no envio dos artigos.


Para encomendar qualquer artigo, basta ir à loja online da fioàmeada ou enviar um pedido através das redes sociais da marca. A loja disponibiliza jogos de cama, panos, aventais, guardanapos, toalhas de mesa e, entre outros, individuais, Os preços dos artigos variam entre os 1,50 a 60 euros.


Percorra a fotogaleria abaixo para conhecer parte da oferta da marca:

E-mail: geral@fioameada.pt

Telefone: +351 911 852 075

Website: www.fioameada.pt

Instagram: @fioameadapt

Facebook: @fioameadatlar