• hAll

Esta marca de meias inspirou-se na diversidade cultural de Norte a Sul do país

Fotografia: Catarina Inácio


Um bom par de meias nunca é demais, sobretudo se tiverem aquele fator "uau" como as da ROOTE, uma marca desenhada e produzida em Portugal. Há modelos para todos: para os discretos, para quem a bonecada não é uma escolha, e para os extravagantes, que gostam de arregaçar a calça para que a peúga possa dar o ar da sua graça.


O nome surge da junção das palavras "Root" (que significa "origem" ou "raiz", em português) e Route ("percurso" ou "direção", em português). A primeira coleção, "Viagem", foi inspirada em Portugal, nas caraterísticas de diferentes regiões, nas suas cores, texturas, histórias e tradições, explica à hAll a fundadora da marca, Filipa Resende, de 23 anos.


A ideia surgiu quando ainda era estudante na Universidade do Minho, onde tirou a licenciatura em Ciências da Comunicação, com especialização em Publicidade e Relações Públicas. "Embora ainda não tivesse definido um nome, os valores, a missão e a visão começaram a ser desenvolvidos ao longo de 2019", conta. Desde o início do processo da construção da marca, continua, "sempre tive muito presente o rumo que pretendia seguir: criar uma marca desenhada e produzida em Portugal que primasse pela transparência, qualidade, atenção pelo detalhe e sustentabilidade".


Segundo Filipa, a marca prima "pela qualidade, durabilidade e sustentabilidade da matéria-prima". "O fio de algodão orgânico dos nossos modelos não contém químicos, fertilizantes ou pesticidas e é certificado pelo Global Organic Textile Standard", diz. Já o material do packaging é biodegradável, reciclável e tem certificação da (Forest Stewardship Council). A Roote desenvolveu uma caixa reutilizável que pode ser usada tanto para armazenar objetos como até servir de decoração.


Uma das preocupações da mente por detrás da Roote era a sustentabilidade. "Esse é um caminho que temos vindo a percorrer desde o início desta jornada." Filipa acredita que "pequenas mudanças podem fazer a diferença" e, por isso, deixa a promessa: "Continuaremos a produzir coleções ambiental e socialmente responsáveis com elevados padrões de qualidade e certificação".


Sobre o futuro, Filipa pretende lançar uma nova coleção de acessórios no início de 2022. Mas, enquanto essa não chega, os modelos da primeira coleção podem ser adquiridos na loja online da ROOTE. Os preços variam entre os 16 euros e os 19 euros.


Percorra a fotogaleria abaixo para conhecer as suas novas meias preferidas:

E-mail: info@rooteportugal.com

Telefone: +351 911 560 272

Website: www.rooteportugal.com

Instagram: @rooteportugal

Facebook: @rooteportugal