"Extinto". Tem até dia 22 de junho para sentir os aromas ameaçados pela poluição
- Ana Rita Rebelo
- 9 de jun.
- 2 min de leitura
Cinco fragrâncias não comercializadas recriam os aromas de biomas ameaçados em diferentes partes do mundo, despertando a consciência ambiental através do olfato.

O Boticário apresenta até dia 22 de junho, no LX Factory, em Lisboa, a instalação "Extinto", uma experiência sensorial que alia perfumaria e sustentabilidade, com o objetivo de alertar para a urgência da preservação ambiental, através do olfato. De entrada gratuita, está aberta ao público das 11 às 20 horas.
"Extinto é uma metáfora poderosa e um passo importante no nosso compromisso com um
futuro mais sustentável. Ao recriarmos os aromas de lugares ameaçados, convidamos à
reflexão sobre a urgência de preservar o planeta e reforçar um alerta: ou mudamos os nossos
hábitos, ou a beleza — e o cheiro — dos lugares mais bonitos do planeta podem desaparecer.
Queremos mostrar que é possível sensibilizar, emocionar e gerar impacto através da inovação e da beleza - e que cada um de nós tem um papel na construção de um mundo mais
consciente", comenta Rossana Gama, country manager do grupo Boticário Portugal.
Esta exposição apresenta cinco fragrâncias exclusivas, não comercializadas, inspiradas em
biomas que estão a desaparecer devido à poluição e à ação humana, e desenvolvidas com tecnologia headspace, capaz de recriar a "memória olfativa". Em colaboração com perfumistas e especialistas em botânica, foram recriados cinco aromas exclusivos, que representam biomas de diferentes partes do mundo: Mata de Guanabara (Brasil), uma fragrância vegana, com 93% de ingredientes de origem natural, expressa a frescura da água e o verde exuberante da Baía de
Guanabara; Jasmim Sambac (Índia), inspirada na floresta asiática de Sundarbans, combina davana e manjericão para retratar a beleza exótica da região; Madagascar (África), com notas quentes de baunilha, homenageia as paisagens e as florestas da ilha africana; East Arnhem (Austrália) e Calábria (Itália).
Após 22 de junho, a exposição poderá ser visitada durante mais duas semanas no Boticário Lab, no CascaiShopping. Mas não é tudo. O Boticário lança também em Portugal o programa Boti Recicla, um dos maiores projetos de logística reversa do setor da beleza no Brasil. Com o apoio da Sociedade Ponto Verde, serão disponibilizados conjuntos de ecopontos nas lojas para depositar as embalagens vazias das marcas O Boticário, Aura e Quem Disse, Berenice?.
Comments