• hAll

Fãs de cerâmica: há uma nova marca portuguesa que têm de conhecer

É fã de louças portuguesas e não resiste a canecas originais, bowls e jarras, sejam elas mais perfeitinhas ou rugosas? Guarde este nome na memória: Searamics.


Marta Botelho, de 43 anos, descobriu a sua paixão pela cerâmica "do nada" e é o rosto e as mãos que fazem nascer as peças especiais da marca. O interesse, lembra, veio à tona no meio de uma "reação visceral" a uma publicação de uma outra marca de louças no Instagram, que a levou a procurar aulas de cerâmica logo no dia seguinte. Desde então, o sentimento ganhou forças alimentado pela tranquilidade terapêutica do velho ofício, que nada tem a ver com a sua formação em Comunicação Social. "O processo em si é meditativo. Tranquiliza-me e é muito gratificante."


Como surfista que é, Marta inspira-se no mar, nos ciclos da natureza, na sua simplicidade e tons para conceber cada louça. "Não faço esboços nem desenho. Sai da mente para o barro", diz. Depois, o que tenta fazer é encontrar o equilíbrio entre as velhas técnicas com aquilo a que chama de "modern take" a esta arte milenar, tornando as peças o mais utilitárias possíveis.


A ceramista explica ainda que as coleções da marca "são meramente indicativas de cor". Isto é, "não há um planeamento sazonal de coleções, pelo que quando sinto necessidade de injetar novidade procuro outros tons". "A criatividade não tem calendários nem restrições e a ideia é manter essa simplicidade, sem contrições ou regras - duas palavras inimigas da espontaneidade", sublinha Marta.


Quanto ao futuro, os planos são ambiciosos. "Pretendo ter um estúdio aberto ao público na zona de Cascais", revela. Para já, os mais curiosos podem inscrever-se num workshop que será anunciado em breve.


Então e onde é que pode comprar umas louças bonitas da Searamics aí para casa? O Instagram é o principal veículo de vendas da marca, mas é possível comprar algumas peças nas lojas Batik -Sense of Space, em Cascais, e Villa Gaia, em França. Os preços variam entre os 10 e os 60 euros.


Para conhecer algumas peças da marca, percorra a fotogaleria abaixo:

E-mail: searamics.natureinspired@gmail.com

Website: msha.ke/searamics.nature.inspired

Instagram: @searamics.nature.inspired

Facebook: @Searamics.Nature.Inspired