• hAll

Friuli. Estes sapatos são fruto do savoir-faire nacional e da nobreza dos materiais italianos

Vera Ribeiro e Sofia Stokes, amigas de longa data, juntaram-se este ano para entrar num setor que desconheciam por completo e criar o mais recente objeto de desejo português, que dá pelo nome de Friuli. A marca conjuga o savoir-faire nacional com as técnicas e a nobreza das matérias-primas italianas para criar sapatos confortáveis, inclusivos e que vão bem com tudo.


A Friuli carrega o peso de ser a versão portuguesa das muito cobiçadas Furlane, as slippers que surgiram no século XIX na região de Friuli-Venezia Giulia, em Itália. Na altura, as mulheres reutilizavam pneus antigos de bicicleta para criar as solas à prova de água e transformavam sacos em forro. Após a Segunda Guerra Mundial, as Furlane chegaram a Veneza, onde acabariam por tornar-se o calçado de eleição dos gondoleiros e, desde então, o modelo (e as suas adaptações) continuam a somar adeptos, como a top-model Kate Moss e a influencer e co-fundadora da Tarwi Foods Alice Trewwinard.

Vera viveu em Milão e avistou umas Furlane, pela primeira vez, nos pés de um amigo veneziano. Encantada com a estética e versatilidade dos sapatos, comprou um par e apanhou-lhe o gosto. Daí a juntar-se a Sofia para recriar a ideia à portuguesa foi um pulo. "A Friuli mantem orgulhosamente toda a tradição e autenticidade das Furlane. Todos os nossos modelos são feitos à mão por artesãos italianos, rigorosamente selecionados pela sua experiência e preservação das mais antigas técnicas de produção, com a introdução pontual de inovações sustentáveis", diz a dupla à hAll.


A sustentabilidade é uma das bandeiras da marca. A Friuli seleciona apenas materiais de origem ética e não animal com qualidade comprovada: o exterior dos sapatos é composto por 100% veludo italiano orgânico, o forro é 100% algodão orgânico e as solas são 100% borracha reciclada.


Quanto ao futuro, segue-se o lançamento de uma coleção de verão noutros tecidos. No curto/médio prazo, o objetivo é apostar forte na expansão da marca em Portugal, complementando a loja online com uma pequena seleção de pontos de venda físicos em Lisboa e, sazonalmente, noutras localidades. Além disso, pretendem fechar parcerias com marcas com as quais julgam fazer match.


Para já, existem três coleções: Classic (para ela), Mary Jane (com fecho) e Casanova (para ele). Os preços das Friuli variam entre os 78 e os 83 euros.


Dê corda aos sapatos e percorra a fotogaleria abaixo para conhecer alguns dos modelos disponíveis:

E-mail: hello@friulishoes.com

Telefone: +351 913 277 944

Website: www.friuli-shoes.com

Instagram: @friuli.shoes