• hAll

Guia para dominar o teletrabalho

Está em trabalho remoto e dá por si a arranjar mil e uma desculpas para adiar o inadiável? A mistura do trabalho com a casa e os filhos estão a afetar os seus níveis de produtividade? A consultora de recrutamento Robert Walters compilou, no seu website, sete dicas para não se perder em distrações e aprender a lidar com a ansiedade do trabalho remoto.


1- Crie um espaço de trabalho. Evite trabalhar na cama. Procure uma divisão da casa onde possa trabalhar em silêncio, com boa iluminação e o equipamento necessário.


2- Cumpra os horários tanto quanto possível. Estabeleça um horário de trabalho fixo como se continuasse a deslocar-se para o escritório. Mantenha a hora de almoço e outras pausas que costumava fazer.


3- Mantenha as suas rotinas. Não fuja da sua rotina habitual de trabalho e organize as tarefas em função da sua energia ao longo do dia. Por outro lado, evitar passar o dia inteiro de pijama. O ideal é vestir-se como se fosse para o escritório.


4- Comprometa-se com os seus objetivos. Prove que é possível manter a cultura organizacional à distância. Escreva os seus objetivos, mantendo-os num sítio visível.


5- Comunique com a sua equipa. Interaja diariamente com os seus colegas, como faria se estivesse no escritório.


6- Faça pausas. Não exceda blocos de 90 minutos de trabalho seguidos. Descomprima e permita-se a uma recompensa por cada tarefa feita. Use o seu tempo com sabedoria para tentar encontrar um equilíbrio entre trabalho e descanso.


7- Concilie a vida profissional com a pessoal. Cumpra, sempre que possível, os horários de "entrada" e de "saída".

Se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória deve ficar em casa e ligar para o SNS 24 (808 24 24 24).