• hAll

Há 50 receitas de polvo para provar na Lourinhã

Fotografia: Max Nayman


O município da Lourinhã volta a receber, de 20 a 30 de maio, a Quinzena Gastronómica do Polvo, naquela que é já a sua 12ª edição. A iniciativa convida a uma viagem gastronómica onde o polvo é o protagonista.


Polvo panado com açorda de coentros, tempura de polvo com arroz do mar, caril de polvo, polvo à Brás, carpaccio de polvo, pica-pau de polvo, pizza de polvo à lagareiro, sandes de polvo à Bulhão Pato, macarron de polvo e sonhos com doce de polvo são alguns dos 50 pratos que poderão ser degustados. A Adega do Careca, Alma Nova, Barracão do Petisco, Restaurante Residencial Braga, Carlos dos Leitões, Restaurante Cervejaria Castelo, Chico Neto, Dinossauro Food, Dom Lourenço, Foz Restaurante, Novo Parque, O Moleiro, O Pão Saloio, O Passarinho, O Viveiro, Páteo Ibérico, Pizza & Companhia, Solmar & Terrace, Terra à Terra, Vestigium e Vista Mar by Noiva do Mar são os restaurantes aderentes.


Face à pandemia de Covid-19, o município adaptou o conceito original desta quinzena gastronómica às novas circunstâncias, passando o evento a poder ser usufruído, para além de nos restaurantes aderentes (no interior ou na esplanada), também em casa, através de take-away e delivery. “Trabalhámos muito para adaptar esta edição da Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã à nova realidade, apoiando os negócios locais e assegurando uma experiência em segurança para todos os nossos visitantes", refere João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã.


Segundo comunicado, o executivo camarário aprovou um apoio excecional a todo o setor da restauração e bebidas para alargamento ou atribuição de esplanadas com isenção de taxa até 31 de dezembro de 2021. Além disso, o município celebrou um protocolo com a Associação Nacional de Transportes Rodoviários ou Automóveis Ligeiros), disponibilizando gratuitamente o serviço de entregas na região durante os 11 dias da iniciativa.


Outra novidade, ligada ao apoio à divulgação e promoção do comércio local, foi o lançamento da plataforma Buy Lourinhã, destinada a compras online do comércio local, como restauração, alojamento, saúde e cultura.