• hAll

Manual de sobrevivência à Black Friday

Em vésperas de Black Friday (e Cyber Monday), todos os dias somos bombardeados com publicidade aos "descontões" que aí vêm. Mas serão mesmo?


Como tanta oferta, é importante saber separar o trigo do joio. Por isso, antes de mergulhar de cabeça em compras desenfreadas para despachar os presentes de Natal, a plataforma de pagamentos online PayPal reuniu sete dicas para que não saia lesada. Veja abaixo:


1- Utilize uma ligação à Internet segura e atualize os dispositivos

Evite a utilização de redes públicas de Wi-Fi se quiser fazer um pagamento bancário online ou se tiver de indicar qualquer tipo de informação pessoal. Garanta também que o dispositivo que vai utilizar para efetuar a compra tem a versão mais recente do sistema operativo, uma vez que os fornecedores atualizam continuamente o seu software para o proteger de vulnerabilidades, vírus e malware.


2- Mulher prevenida vale por duas. Verifique se o website e o vendedor são confiáveis

Faça uma simples verificação num motor de busca para saber mais sobre o vendedor e verificar se o que está escrito no motor de busca corresponde ao URL. Se começar com https e aparecer um cadeado à sua esquerda, significa que a loja online tem um certificado de segurança. O aviso legal deve ser incluído no rodapé e deve suspeitar se as políticas de devolução e troca não forem claramente disponibilizadas. Se o vendedor estiver no estrangeiro e pedir alguma condição especial por estar noutro país, como pagar de uma forma específica ou em outras páginas do navegador, desconfie. Estas informações podem ser falsas.


3- Escolha métodos de pagamento que facilitem as reclamações

Um estudo da Ipsos, encomendado pelo PayPal, concluiu que, durante o confinamento passado, 74% dos portugueses tiveram problemas em fazer compras online. Destes, 13% estavam relacionados com dificuldades em devolver o produto.


4- Verifique regularmente as contas bancárias

O controlo frequente da atividade da conta é uma das melhores formas de proteção contra a fraude.


5- Tenha cuidado com as mensagens ou e-mails de fontes desconhecidas

Se uma mensagem de texto ou um e-mail requer uma ação urgente ou imediata deve ter cuidado, sobretudo se provém de um remetente estranho ou desconhecido. Além disso, não deve abrir anexos ou clicar em ligações de fontes desconhecidas, mesmo que seja para "cancelar a subscrição" do remetente.


6- Desconfie das grandes ofertas

Cuidado com as ofertas irresistíveis. As pechinchas podem sair muito caras.


7- Use palavras-passe fortes

Utilize uma grande variedade de letras, símbolos e números. Não deve utilizar informações que possam ser encontradas em redes sociais, tais como o nome do animal de estimação, dos filhos, da data de nascimento ou da equipa de futebol favorita.

Posts recentes

Ver tudo