• hAll

Portuguesa, amiga do ambiente e duradoura. Assim é a Nem

Uma domina a comunicação e trabalha como brand manager na Lipton, a outra tem queda para a moda e é product manager na Mango, mas no ar pairava o desejo de um dia terem um negócio juntas. Ana Rita Velhinho, de 28 anos, e Daniela da Silva Figueiredo, de 27, conhecem-se desde os tempos de escola e foi durante a inesperada pandemia mundial, em 2020, que a ideia de criarem uma marca de slow fashion começou a ganhar forma.


O arranque da Nem, a 9 de maio deste ano, fez-se com uma coleção a que a dupla chamou "Kairós" e onde há desde jumpsuits com os detalhes certos nos sítios certos a vestidos fluídos. Este mês, a marca deu mais um passo e a mini coleção "Quaintrelle" está já aí. O objetivo, segundo as fundadoras, é renovar pontualmente o catálogo com pequenos lançamentos. Para que nada falhe, trabalham com uma equipa de costureiras com largos anos de experiência e, em conjunto, definem os detalhes das peças, fabricadas com sobras de tecidos.


Logo de caras, sustentabilidade e empoderamento são as palavras de ordem da Nem. Para que nada falhe, a dupla está apostar em formação na área da sustentabilidade e da patronagem. "Mais do que ter ideias bonitas, é preciso saber o que estamos a fazer."


Como explicam à hAll, a ideia é "oferecer uma marca que se preocupa com as pessoas e com o meio ambiente, sem nunca deixar de considerar o design das peças e o lado sexy de cada uma de nós". "Sabemos que não podemos mudar totalmente o nosso armário do dia para a noite, mas é possível agir de forma mais responsável", entendem Ana Rita e Daniela. "Um primeiro passo é tratarmos melhor as peças que temos no armário, prolongando a vida de cada uma delas e, assim, reduzir o desperdício. Já no que toca a peças novas, a escolha deve ser feita de forma consciente e recair em comércio local, em marcas com políticas de responsabilidade social e ecológica ou em lojas de roupa em segunda mão."


Para já, as peças da NEM podem ser compradas na loja online da marca. Os preços vão dos 40 aos 85 euros.


Percorra a fotogaleria abaixo para conhecer algumas peças da marca:

E-mail: hello@nemmade.com

Telefone: +351 911 596 717

Website: www.nemmade.com

Instagram: @nem.made

Facebook: @nemmade.responsiblefashion