• hAll

Que alimentos ajudam a fortalecer o sistema imunitário?

Há quem diga que somos o que comemos e não é por acaso. Com a ingestão dos alimentos certos, podemos manter o sistema imunológico saudável e capaz de combater desde bactérias a células cancerosas.


Veja abaixo quais os alimentos que, pela sua composição nutricional, reforçam o sistema imunitário e aumentam a resistência contra vírus, de acordo com nutricionistas da Lusíadas Saúde:


Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, morangos, ananás, tomates e vegetais (couve flor, brócolos, couve de Bruxelas, espargos e espinafres)

São fontes alimentares de vitamina C e, por isso, têm propriedades antioxidades. Ou seja, estimulam a resistência a infeções. Ao consumi-los, fará também com que o organismo esteja mais bem preparado se, por hipótese, for exposto a infeções respiratórias.


Vegetais e frutos de cor amarela, laranja e vermelha, como batata-doce, abóbora e melão

A sua principal riqueza está nos carotenóides, que ativam o sistema imunitário, melhorando a defesa do organismo.


Óleos vegetais (óleo de milho, soja, arroz e girassol), azeite de oliva, amêndoa, nozes e gérmen de trigo

Estes alimentos são ricos em vitamina E, antioxidade com uma função essencial na melhoria da resposta do sistema imunitário.


Frango, brócolos, cebola, cogumelos e alho

São constituídos por selénio, um mineral antioxidade que funciona como um escudo contra agentes agressores, em conjunto com a vitamina E.