top of page

Se sente que anda "no limite", eis seis passos para começar a cuidar melhor da sua saúde mental

  • Foto do escritor: Ana Rita Rebelo
    Ana Rita Rebelo
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura

Tome nota dos conselhos da Lusíadas Saúde.



Não "prega olho", anda sem paciência e sente-se em piloto automático? Apesar de 67% de um estudo recente referir que os portugueses avaliam positivamente a sua saúde mental, Portugal continua abaixo da média da  Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (70%) e uma das explicações para este número poderá ser o estigma de pedir ajuda.


A boa notícia é que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Com isso em mente, a Lusíadas Saúde partilhou, em comunicado, seis passos para priorizar a sua saúde mental.


1- Cuide do corpo


Dormir bem, mexer-se mais e alimentar-se de forma equilibrada são gestos simples que fazem uma grande diferença no seu bem-estar psicológico. Estas práticas ajudam a reduzir o stress, os pensamentos negativos e a melhorar o humor.


2- Procure ajuda profissional


Em determinados momentos é importante reconhecer que é preciso ajuda. Agendar uma consulta com um especialista em saúde mental pode ser importante para perceber o que se passa connosco e estabelecer um plano terapêutico. Pedir ajuda é um passo fundamental para que encontre todo o apoio de que precisa.


3- Estabeleça metas


Ter metas, pessoais ou profissionais é importante - mas também é fundamental que sejam alcançáveis. A sensação de progresso traz motivação e reforça a autoestima, sendo, por isso, importante delinear um plano realista e eficaz que aborde vários domínios.


4- Faça pausas ativas ao longo do dia


Nem sempre é possível parar durante muito tempo, mas uma pequena pausa para alongar, respirar fundo ou mudar de ambiente pode melhorar o foco e baixar os níveis de ansiedade. A nível profissional, além das pausas, existem outros hábitos que devem ser implementados.


5- Mantenha a sua rede de amizades


A amizade é uma parte fundamental da vida. Falar com alguém em quem confia ou, simplesmente, estar por perto de quem gosta, pode ajudar muito em momentos mais difíceis. Existem vários benefícios da amizade para a saúde mental e que contribuem para o bem-estar geral.


6- Diversifique o seu quotidiano na sua comunidade


Conheça a sua comunidade e invista em atividades sociais, lúdicas e ocupacionais disponíveis à sua volta, que estimulem a sua criatividade e proporcionem sensação de pertença.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

© 2025 por hAll

bottom of page