• hAll

Sete perfis-tipo que não prosperam na carreira

Pensar em si próprio como profissional-estrela e exemplar, mas tem dificuldade em progredir na carreira profissional? Se sente que está a estagnar, é muito provável que reúna as características de um dos sete perfis-tipo que nunca prosperam em ambiente laboral.


Com isso em mente, a Adecco Portugal identificou os perfis e reuniu os passos que pode dar para modificar alguns comportamentos e prosperar na carreira profissional. Veja abaixo e tome nota:


1- O inseguro

A sua insegurança e falta de autoestima podem estar a atrasar o seu crescimento profissional. Se duvida frequentemente de si próprio no trabalho, terá de silenciar a sua crítica interior e deixar de pedir desculpa pelos erros. Anote as suas realizações para que possa ver com os seus próprios olhos as áreas em que foi bem-sucedido. Isso pode ajudar a melhorar a sua confiança.


2- O intriguista

Ninguém vai confiar num bisbilhoteiro. Sair dessa espiral de maledicência permitir-lhe-á recuperar relações com colegas que tenha ofendido.


3- O hipersensível

Tem dificuldade em aceitar críticas construtivas? Está longe de estar sozinho, mas saiba que o feedback construtivo destina-se a ajudá-lo, não a magoá-lo. As pessoas com carreiras bem-sucedidas tiveram, provavelmente, muitas críticas e nem todas positivas ao longo do seu percurso. Terá de aprender a ouvir realmente o que a outra pessoa está a dizer, por muito desconfortável que isso o faça sentir, e utilizar o feedback que recebe para sair do lote daqueles que nunca prosperam no trabalho.


4- O seguidor

Se acredita mais no julgamento dos outros do que em si próprio, é melhor preparar-se para assumir que o seu chefe irá escolher outro colega na hora de promover alguém da equipa. Seguramente alguém a quem sabe que pode recorrer e que mostre iniciativa. Chegue-se à frente e diferencie-se. Independentemente de estar ou não numa posição de gestão, mostrar capacidades de liderança ajuda-o a ganhar visibilidade dentro de uma organização, o que pode levar a mais oportunidades.


5- O perfil de baixo rendimento

Para promover o seu crescimento profissional, terá de melhorar o seu desempenho. É incontornável. Descubra as razões pelas quais não está a corresponder às expetativas. Se o seu chefe adotar uma abordagem mais descontraída em relação à gestão, terá de solicitar ativamente o seu feedback.


6- O sabe-tudo

Estes perfis podem ser extremamente difíceis de trabalhar porque não gostam de receber feedback e pensam que têm todas as respostas. Soa familiar? Antes de dar a sua opinião, faça uma pausa e ouça realmente o que os outros estão a dizer. Deve permanecer aberto à colaboração e considerar as opiniões de outras pessoas.


7- O capacho

Está farto de ser pisado pelos seus colegas e chefias? Deixar os seus colegas tratá-lo desta forma pode dificultar a sua seleção para uma promoção, mesmo que seja a pessoa mais qualificada para o trabalho que desempenha.