top of page

Tatuagens e pelos: um problema com solução permanente

  • Foto do escritor: Ana Rita Rebelo
    Ana Rita Rebelo
  • 20 de mai.
  • 2 min de leitura

Este artigo é assinado por Eduarda Baião e Beatriz Duarte, enfermeiras na Clínica Nuno Mendes.



"Para quem tem tatuagens, o crescimento de pelos nas zonas tatuadas pode ser mais do que um incómodo estético - pode comprometer a visibilidade do desenho, causar irritações na pele ou mesmo desencadear foliculites. E embora soluções temporárias como a lâmina ou a cera sejam opções comuns, são cada vez mais as pessoas que procuram alternativas permanentes.


Contudo, nem todas as soluções são adequadas. A depilação a laser, por exemplo, não deve ser aplicada sobre tatuagens. A tecnologia laser atua com base na leitura da melanina - o pigmento natural da pele - e pode confundir-se com os pigmentos da tatuagem. O resultado? Uma potencial reação adversa, com risco de queimaduras e alterações cutâneas indesejadas.


A solução segura: eletrólise


Nestas situações, a eletrólise - também conhecida como depilação elétrica ou eletrocoagulação - apresenta-se como uma alternativa segura e eficaz. Este método recorre a uma corrente elétrica de baixa intensidade, aplicada diretamente no folículo piloso através de um filamento metálico muito fino. A corrente provoca uma reação química que destrói a raiz do pelo, impedindo o seu crescimento.


Por tratar cada pelo de forma individualizada, a eletrólise é especialmente indicada para zonas mais pequenas ou sensíveis - como áreas tatuadas - sendo vulgarmente designada por "pelo-a-pelo". É um procedimento realizado por profissionais qualificados e, tal como acontece com o laser, requer várias sessões, dependendo de fatores como o tipo de pelo, a área a tratar e o historial clínico da pessoa.


A escolha do método de depilação deve ter em conta a eficácia, segurança e especificidades da pele e do pelo. No caso das zonas tatuadas, a eletrólise é, atualmente, a técnica mais recomendada para quem pretende uma solução definitiva, sem comprometer a integridade da tatuagem.


Seja por questões estéticas, de conforto ou de autoestima, eliminar o pelo em zonas tatuadas é mais um passo para se sentir melhor na sua pele. E cada passo que damos rumo à confiança é uma conquista que merece ser celebrada."

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

© 2025 por hAll

bottom of page