• hAll

Tem a pele seca e não entende porquê? Nós explicamos

A pele pode ficar seca por muitas razões. Condições meteorológicas como o frio, chuva e vento podem fazer com que a nossa pele se torne sensível. Também um banho longo ou em água muito quente desidrata a pele. Mas conhecer as causas pode ajudá-lo a encontrar uma solução.


Para o ajudar, a Weleda identifica alguns dos fatores que desempenham um papel importante na deterioração da pele. Veja abaixo:

  1. Frio. Durante a estação fria, a nossa pele fica ressequida porque as nossas glândulas sebáceas e sudoríparas são menos ativas durante este período. Isto pode enfraquecer a barreira protetora da pele. Em climas mais frios, a humidade do ar tende a ser mais baixa, provocando a evaporação de mais humidade da pele do que durante os meses mais quentes. A constante mudança entre temperaturas de frio no exterior e temperaturas significativamente mais quentes em salas aquecidas pode irritar a pele.

  2. Calor. Suamos mais no ar quente e seco do verão, fazendo com que a pele perca humidade mais rapidamente. A luz solar é benéfica porque estimula a formação da vitamina D e de serotonina, a "hormona da felicidade". No entanto, a exposição prolongada ou excessiva ao sol aquece a pele, provocando a sua desidratação. Se houver uma brisa agradável, muitas vezes apenas notamos a perda de humidade na nossa pele mais tarde, quando esta começa a secar.

  3. Ar condicionado. O ar frio e seco produzido pelos aparelhos de ar condicionado retira a humidade da pele, tornando-a mais rapidamente mais seca e mais frágil.

  4. Vento e poeira. O vento e a poeira também podem afetar a hidratação adequada da pele. Isto inclui o pó fino, que é transportado pelo vento. Diferentes tipos de pele reagem a diferentes graus, ao ponto de por vezes ficarem secas e ásperas. Dependendo da frequência e intensidade da exposição da pele às influências do vento e do pó, a abrasão causada pode danificar a camada mais externa da epiderme e reduzir os níveis de humidade da pele.

  5. Fatores internos. Com o tempo, a pele perde a sua elasticidade e humidade naturais e torna-se cada vez mais apertada e baça. Isto deve-se principalmente a alterações hormonais. A causa da secura da pele não se deve apenas à falta de agentes naturais na pele, mas também a algumas doenças ou ao uso de certos medicamentos.