• hAll

Vai querer introduzir esta marca portuguesa skinimalista na sua rotina de beleza

É mesmo verdade. Os produtos naturais podem fazer maravilhas pela pele e é precisamente esse o segredo de Sara Marques, que fez o switch há sete anos e fundou a Zoë by hand, uma marca portuguesa skinimalista (junção das palavras "skin", que significa "pele", em português, e minimalismo) com produtos dermocosméticos orgânicos.


"Foi um choque entender que a indústria cosmética está completamente soterrada em ingredientes nada ecológicos, com tendência inflamatória, ou até mesmo com propriedades cancerígenas", começa por dizer à hAll. Perante as evidências, Sara dedicou-se ao herbalismo para dar descanso ao planeta e, ao mesmo tempo, responder às necessidades da sua pele. "Comecei por substituir tudo o que tinha em casa por produtos que eu mesma fazia com as minhas mãos, com o meu tempo, dedicação e com uma curiosidade e respeito sempre maiores pelas plantas e pelo mundo natural."


A experiência correu tão bem que virou negócio para a empreendedora de 29 anos, formada em cenografia. "O primeiro lançamento da Zoë by hand enquanto marca de skincare foi em 2013 e teve um sucesso estrondoso". A partir daí, foi sempre a somar.


"Zoë" remete para a vida dos deuses, do etéreo e da beleza, em grego latino. "Na Zoë by hand acreditamos que a beleza vem, sobretudo, do cuidado connosco e com tudo à nossa volta. No nosso entender, a beleza é, em grande parte, um estado de atenção e cuidado. É por isso que não há fórmulas ou regras de como aplicar qualquer que seja o produto, assim como não existem pessoas iguais", comenta Sara, sublinhando que "se cuidar dos outros é cuidar de nós próprios, em primeiro lugar, então ter hábitos e rituais que nos tornam mais saudáveis e bonitos é sem dúvida o caminho por onde ir".


Todos os produtos da marca, desde os tónicos faciais aos esfoliantes, são feitos à mão e com recurso a ingredientes naturais, como a arnica, o argão, a jojoba, o abacate e a lúcia-lima. Podem ser encontrados na respetiva conta de Instagram da marca, por preços que variam entre os seis e os 36 anos.


Além disso, Sara aposta em embalagens reutilizáveis ou recicláveis a 100%, quer sejam de vidro, alumínio ou, entre outros, sacos de algodão orgânico, com vista a um futuro zerowaste.

Quanto ao futuro, a fundadora da Zoë revela que tem planos para aumentar a oferta, com novos séruns, tónicos e cleansers. Por outro lado, "temos muita vontade de oferecer a oportunidade de comprar os nossos produtos com o mínimo impacto possível, numa lógica de refill das nossas embalagens de vidro", diz.


Percorra a fotogaleria abaixo e veja alguns dos produtos da Zoë by hand:

E-mail: zoebyhands@gmail.com

Telefone: +351 912 231 802

Instagram: @zoebyhand

Facebook: @zoëbyhand