Vindimas no Douro e no Dão. Quinta Nova e Taboadella abrem as portas a experiências únicas
- Ana Rita Rebelo
- 21 de ago.
- 2 min de leitura
A Quinta Nova, no Douro, e a Taboadella, no Dão, prepararam programas especiais para a época das vindimas.

Chegou a época mais aguardada do ano no universo do enoturismo. Entre socalcos durienses com vista para o rio Douro e uma mancha única de vinhas no Dão, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e a Taboadella, ambos geridos por Luísa Amorim, apostam em programas que celebram as vindimas.
Na Quinta Nova, uma propriedade bicentenária situada no Cima Corgo, no Douro, a experiência realiza-se nos dias 3, 8 e 15 de setembro, e será possível acompanhar a roga no corte de uva. A apanha faz-se acompanhar por uma visita à adega para aí provar o primeiro vinho.
O programa inclui ainda uma visita guiada ao Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim, à adega modernizada, que preserva a fachada original, à garrafeira histórica e à sala de barricas. A experiência termina com uma prova especial de vinhos “Douro Clássica”, com o seguinte trio: o branco Quinta Nova Reserva Blanc de Noir e os tintos Quinta Nova Reserva Terroir Blend e Quinta Nova Reserva Touriga Nacional. Segue-se um almoço no restaurante Terraçu’s, sob a batuta do chef André Carvalho, cujos pratos são uma ode ao movimento internacional Slow Food e tiram partido de produtos locais, sazonais e sustentáveis.
Já no Dão, a Taboadella promove, por estes dias, uma visita às vinhas. A apanha realiza-se numa parcela específica, sendo que a cada participante é entregue um balde, uma tesoura e água.
Após a apanha, haverá uma visita ao lagar romano, à adega de design, no seu interior, ao Barrel Top Walk. A experiência continua com uma prova da gama Villae na adega. Segue-se a merenda recheada de sabores tradicionais. Dos enchidos regionais às bolinhas de bacalhau, alheira e carne, mas também as sanduíches de queijo amanteigado da Serra da Estrela e fruta da época.
Eis os programas completos:
Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
10:15 receção dos convidados no Patamar
10:30 briefing
11 horas corte de uva na vinha
11:45 visita à adega com prova do primeiro vinho
12:15 prova de vinhos “Douro Clássica”
13 horas almoço no Restaurante Terraçu's
15:30 previsão do fim da experiência
290 euros por pessoa
Mínimo de oito pessoas
Máximo de 20 pessoas
3, 8 e 15 de setembro de 2025
Duração aproximada de cinco horas
Taboadella
10 horas receção dos convidados na Wine House da Taboadella
10:15 início da atividade de vindima
11 horas visita guiada
11:45 prova de vinhos Villae
12:30 merenda
13:30 fim da atividade
60 euros por pessoa
Mínimo de duas pessoas
Máximo de 20 pessoas
De terça-feira a sábado, apenas durante a época da vindima
Duração aproximada de 3:30




Comentários