Sim, pode comer chocolate todos os dias - mas só até 20 gramas (e tem de ser este!)
- Ana Rita Rebelo
- 7 de jul.
- 3 min de leitura
Comer chocolate todos os dias não só é possível, como também pode ser benéfico, desde que seja o certo e na quantidade ideal. Quem o diz é Fernanda Marques, nutricionista da Clínica Pilares da Saúde.

Durante anos, foi apontado como o inimigo número um da dieta. Contudo, a ciência já veio provar que não é bem assim. "Um chocolate amargo acima de 80% cacau pode ser consumido diariamente numa quantidade de 20 gramas", afirma Fernanda Marques, nutricionista da Clínica Pilares da Saúde, em entrevista à hAll, a propósito do Dia Internacional do Chocolate, que se assinala esta segunda-feira, 7 de julho.
O chocolate é frequentemente visto como um alimento proibido. É assim ou pode fazer parte de uma dieta equilibrada?
O chocolate pode e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada, além do sabor e da relação afetiva, também inclui benefícios na saúde, desde que com escolhas conscientes.
Chocolate pode causar dependência?
Não. O que pode causar dependência é o açúcar e a gordura associada à alguns tipos de chocolates existentes no mercado e não o cacau.
Qual a quantidade recomendada de chocolate que se pode consumir diariamente sem comprometer a saúde?
Essa dose varia para cada pessoa e de acordo com as suas necessidades e indicações. Mas um chocolate amargo acima de 80% cacau pode ser consumido diariamente numa quantidade de 20 gramas.
Quais os principais benefícios nutricionais do chocolate?
O cacau (Theobroma cacao) é fonte de polifenóis, especialmente flavonoides como epicatequina, catequina e procianidinas, compostos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e moduladoras do eixo intestino-cérebro. Por atuar na neuroproteção, com impacto positivo sobre a memória, o humor e a cognição, com mecanismos relacionados à neurogênese e modulação de citocinas inflamatórias, muitas vezes é relacionado e escolhido como aquele alimento que traz aconchego. Além disso, aumenta a biodisponibilidade do óxido nítrico e oferece um suporte na
regulação da pressão arterial sistémica. Interage com o microbioma intestinal, favorecendo o crescimento de bactérias como Lactobacillus e Bifidobacterium, ao mesmo tempo em que inibe patógenos, efeito atribuído às fibras e aos próprios polifenóis do cacau.
O que é necessário ser dito e explicado é como escolher um chocolate de boa qualidade.
Existem diferenças significativas entre os tipos de chocolate?
Sim, especialmente em relação ao teor de cacau, quantidade de açúcar, presença de leite e valor nutricional. Essas diferenças afetam diretamente os potenciais benefícios para a saúde, especialmente os cardiovasculares. O chocolate amargo possui maior teor de cacau, chocolate de leite contém mais leite e açúcar em sua composição, e chocolate branco mais manteiga de cacau.
Há algum momento do dia mais indicado para consumir chocolate?
Por possuir cafeína, é mais recomendado que seja consumido durante o dia. Além disso, consumir o chocolate de dia pode ajudar a melhorar o humor e foco mental, devido à cafeína e teobromina.
Que papel pode o chocolate ter na prevenção de doenças cardiovasculares?
O cacau possui flavonoides, potentes antioxidantes que ajudam a reduzir o stress oxidativo, um dos fatores de risco para doenças cardíacas. Além disso, melhoram a função endotelial, ou seja, o funcionamento das artérias. Outro composto presente, a teobromina, possui efeitos levemente estimulantes e vasodilatadores. E ainda pode ajudar a reduzir marcadores inflamatórios no corpo, diminuindo o risco de aterosclerose.
Quais são os principais mitos sobre o consumo de chocolate que gostaria de esclarecer?
Que o chocolate faz mal à saúde. O que é necessário ser dito e explicado é como escolher um chocolate de boa qualidade. Ao escolher um chocolate, priorize as opções com ≥70% de cacau e, de preferência, com menor teor de açúcar, adoçados com tâmaras, eritritol ou stevia, de acordo com a necessidade nutricional da pessoa, com manteiga de cacau como a única opção de gordura, e com uma lista pequena de ingredientes.




Comentários